Instituição para dependentes químicos

Instituição para dependentes químicos


No Brasil, milhares de pessoas sofrem com dependência química, seja de álcool ou de drogas psicoativas. No entanto, o governo brasileiro apenas supre 0,34% desta demanda no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Tendo em vista que a necessidade é bem superior ao que é oferecido pelo Estado, os próprios usuários e suas famílias precisam buscar ajuda em centros de reabilitação privados que ofereçam tratamento adequado para seus pacientes.

Nesse sentido, é necessário que haja uma pesquisa aprofundada sobre as opções possíveis, buscando identificar se o local possui tradição e experiência neste serviço.

Existem uma série de critérios que podem ajudar você a decidir sobre qual instituição para dependentes químicos optar para que seja possível se desvencilhar do vício e atingir a total reabilitação. Saiba agora que critérios usar para escolher uma instituição adequada.

 Como escolher uma instituição para dependentes químicos?

Os familiares precisam estar atentos a alguns aspectos que até podem parecer óbvios em um primeiro momento, mas que são essenciais para que o almejado tratamento seja feito:

  • Faça uma visita ao centro de reabilitação: além de fazer uma pesquisa online, é importante que alguém do círculo familiar faça uma visita à instituição. Além de conferir se a infraestrutura é idêntica à descrita no site e se está adequada para o perfil do paciente, é importante ter contato com as pessoas que cuidarão do usuário durante o tratamento. Observe a forma como trabalham, assim como a limpeza do local.
  • Conheça seu processo de tratamento: é interessante que se saiba sobre os métodos de tratamento aos quais o paciente será submetido, a fim de julgar se são a opção mais adequada.
  • Cheque informações sobre os medicamentos: verifique se são utilizados medicamentos durante o tratamento. Como, no geral, a resposta é afirmativa, informe-se sobre os possíveis efeitos colaterais e se o paciente possui alguma contraindicação.
  • Atente-se para autonomia: um ponto importante a ser questionado é o quanto a instituição trabalha para que o usuário seja autônomo e não dependa daquele espaço para o resto de sua vida, afinal é importante que o tratamento realizado tenha como perspectiva a reintegração do paciente à sociedade. O centro de reabilitação pode oferecer ajuda contínua, como acompanhamento terapêutico e psiquiátrico para aqueles que receberem alta e voltarem para junto dos seus. Mas este não pode ser um fim em si mesmo.
  • Ouça outras opiniões: como se trata de um serviço que precisa ser humanizado, nada como entrar em contato com quem já passou por aquele espaço ou familiares que confiaram à instituição seu ente querido no passado. Ouça o que eles têm a dizer, buscando recomendações do local.

A Clínica Recuperando Vidas atende a todos estes requisitos. É importante que você venha nos visitar e conheça nosso espaço e os profissionais que lá trabalham.

Quais são os diferenciais da Clínica Recuperando Vida?

Além de atender a todos estes aspectos, a instituição também dispõe de serviços que fazem a diferença no tratamento de dependentes químicos, tais como:

  • Profissionais altamente qualificados: o espaço conta com psiquiatras, clínicos gerais, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, entre outros.
  • Investimento em atividades físicas: os esportes e outras atividades físicas são conhecidos por fazerem bem à saúde física, mas também contribuírem para a socialização do indivíduo. Nesse sentido, são oferecidas aulas de Jiu-Jitsu, quadras para futebol e piscina para natação.

Venha conhecer o local e deixe a Clínica Recuperando Vidas ajudá-lo a retomar sua vida!