Clínica para tratamento de alcoólatras

Clínica para tratamento de alcoólatras


Uma das formas mais indicadas de tratamento para alcoolismo é a internação em uma clínica especializada. Isso porque o vício em bebidas alcoólicas é tão prejudicial à saúde quanto o consumo de drogas psicoativas, que são proibidas por lei.

O alcoolismo é considerado uma doença crônica, que traz comportamentos negativos para a vida do indivíduo e ameaça suas relações pessoais.

Por isso, sabendo que este vício traz malefícios que também se estendem para a vida de familiares, é preciso agir o mais rápido possível para que o indivíduo possa ser reabilitado e tenha uma vida normal. Você sabe como escolher uma clínica? Nós vamos te dar dicas neste artigo. Continue a leitura!

Como escolher uma clínica para tratamento de alcoólatras?

Antes de tudo, uma informação importante é que a legislação brasileira ampara aqueles que providenciam a internação de seus familiares dependentes químicos.  Isso porque nem sempre quem possui algum vício consegue enxergar a situação em que está e aceita receber ajuda especializada.

Dessa forma, há duas modalidades de internação referendadas por lei para estes casos:

  • Internação involuntária: quando os familiares solicitam ao psiquiatra um atestado que comprove a necessidade de tratamento do dependente, o que os autoriza a providenciar sua internação em um centro de tratamento especializado. Neste caso, a Clínica Recuperando Vidas precisa apresentar informações ao Ministério Público sobre o resgate feito e seus motivos. Esta condição é obrigatória, a fim de evitar casos de cárcere privado.
  • Internação compulsória: quando o indivíduo apresenta perigo para a sociedade e para si mesmo, um juiz pode solicitar a sua internação sem precisar da demanda de familiares, apenas a partindo de um laudo psiquiátrico que ateste esta situação.

Como o usuário pode apresentar uma reação violenta, pois não concorda com a sua transferência, uma equipe especializada vai ao seu encontro em uma ambulância ou veículo descaracterizado, a fim de abordá-lo de forma mais sutil, sem alardes. Em seguida, a ideia é que ele seja levado para um espaço no qual ele:

  • Não terá contato com álcool e drogas psicoativas, nem com pessoas que o influenciam a manter o seu vício;
  • Conseguirá retirar toda a substância química do corpo, passando por um momento de desintoxicação;
  • Estará cercado de profissionais 24 horas para ajudá-lo com possíveis efeitos colaterais da abstinência;
  • Contará com uma equipe de peso especializada em saúde mental. São psiquiatras e terapeutas que avaliarão juntos a necessidade de medicação e o melhor método para aplicar a psicoterapia;
  • Terá atividades cotidianas que o estimularão a refletir sobre os rumos que sua vida tem tomado, ajudando-o a planejar sua reinserção social;
  • Praticará atividade física com regularidade, o que comprovadamente auxilia o humor e a saúde mental dos pacientes.
  • Disporá de dieta equilibrada e adequada para suas necessidades e bem-estar.

Na Clínica Recuperando Vidas, é possível encontrar todos estes aspectos e o compromisso de reabilitar todos os seus pacientes. Há a oferta de acompanhamento psicológico também para que os familiares passem por este processo de forma saudável e sem dúvidas de que fizeram a escolha certa. Venha conhecer nosso espaço e esclarecer suas dúvidas!