Centro de tratamento para dependentes químicos

Centro de tratamento para dependentes químicos


Para que um usuário consiga vencer a sua dependência, é importante que ele seja direcionado para um centro de reabilitação que atenda às suas necessidades corretamente.

Isso porque são raras as vezes em que ele conseguirá sair desta situação sozinho, sem a ajuda de um profissional especializado. Na maioria dos casos, os familiares, médicos e psicólogos atuam juntos para ajudar o indivíduo a abandonar a dependência química, sendo ele receptivo à ideia desde o começo do processo ou só convencido posteriormente.

Por isso, os centros de tratamento são ideais para o afastamento do usuário de seu vício e sua reintegração à sociedade.

O que é um centro de tratamento para dependentes químicos? Por que ele é necessário?

Imagine que um ente querido sofreu um grave acidente e está quase inconsciente. Você chega ao local e o acalma dizendo que os médicos estão chegando. Com a pouca energia que ainda possui, ele diz que se recusa a aceitar ajuda.  Este comportamento seria inacreditável considerando que esta situação depende de ajuda qualificada.

O mesmo ocorre com aqueles que possuem alguma dependência química. Ela é uma doença que está diretamente vinculada a problemas de ordem mental. Se o indivíduo possui algum problema psicológico e não procura a ajuda necessária, ele tende a aliviar os sentimentos de tristeza, ausência e angústia com o álcool e/ou drogas psicoativas.

Por isso, quanto mais cedo o usuário recebe ajuda qualificada, melhor será para sua recuperação. Os centros de tratamento se mostram uma ótima opção para isso, pois dispõem de infraestrutura e equipe composta por profissionais de diversas áreas para retirar o indivíduo desta condição de dependência.

Neste espaço, isolados do seu meio social, os usuários estão sem contato com os fatores que mantém a sua dependência, tendo à sua disposição médicos psiquiatras, psicólogos e terapeutas.

Esta é a etapa em que o usuário será desintoxicado. Lidar com a abstinência da droga gera reações de desespero e, algumas vezes, de agressividade. Estando em um centro de tratamento, o indivíduo está cercado de pessoas que estão acostumadas com esta situação e sabem agir para que ele fique bem.

Além disso, eles convivem com pessoas que estão na mesma busca pela recuperação. Às vezes, sentindo algo incompreensível para o seu círculo familiar, eles podem compartilhar experiências e perspectivas com quem já esteve ou ainda está na mesma situação.

Transformações assim acontecem na Clínica Recuperando Vidas, onde os pacientes dispõem de um espaço confortável, profissionais com experiência e atividades pensadas para ajudá-los a seguir adiante.

Escolhendo o centro de tratamento certo

O dependente químico necessita de um atendimento humanizado para que consiga ter uma vida normal, podendo trabalhar, se relacionar e conviver em sociedade.

A Clínica Recuperando Vidas conta com um ambiente verde e com atividades esportivas que relaxam os pacientes e os estimulam a não ficar sofrendo pela abstinência do vício.

Assim, ela cumpre o papel que seu nome indica, proporcionando um ambiente que devolve ao usuário a vontade de viver e de escrever os próximos capítulos de sua história de uma forma diferente.