Compartilhe:

Quais os sintomas de que uma pessoa tem dependência química?


Quais os sintomas de que uma pessoa tem dependência química?

O uso de drogas psicoativas e de bebidas alcoólicas em excesso não passa despercebido. O indivíduo começa a apresentar comportamentos incomuns, há uma transformação na sua aparência e os conflitos em suas relações pessoais se tornam mais frequentes.

Estas são apenas alguns dos indícios que fazem com que as pessoas próximas comecem a desconfiar de que algo esteja errado. Continue lendo e conheça mais sintomas de que uma pessoa tem dependência química.

  • Descuido com a aparência física

O primeiro sinal mais visível é a fisionomia malcuidada. Para os dependentes químicos, a higiene do corpo não é prioridade: falta de banho, cabelos desgrenhados e dentes amarelados são frequentes.

Outro ponto é que as substâncias ingeridas causam uma série de mudanças físicas como a perda excessiva e repentina de peso (apenas em alguns casos há o seu aumento) e a pele amarelada.

  • Comportamento diferente

O usuário passa a ser completamente diferente do que era antes da dependência, tornando-se “outra pessoa”. O sorriso no rosto, o bom humor e o ânimo dão lugar a uma cara fechada, um olhar vazio e certa irritabilidade. Há também a propensão ao desenvolvimento de depressão.

Quando o indivíduo está sob o efeito da droga, ele possui a falsa sensação de que seus problemas estão momentaneamente resolvidos, que tudo está calmo e, sobretudo, que ele tem o poder sobre o mundo que o cerca. Entretanto, quando este momento termina e ele volta para sua realidade difícil, o usuário mostra-se ansioso, nervoso e até mesmo agressivo.

É importante lembrar que a chave para entender o porquê de alguém ter se tornado dependente está em seus problemas emocionais.

Apesar de haver uma falsa crença de que apenas os que são “vagabundos”, fracos e de má fé estão propensos a desenvolverem o vício, o que na realidade observamos são pessoas comuns, pais de família, ótimos funcionários que ao viverem um momento de dificuldade encontram na bebida alcóolica ou nas drogas uma maneira de aliviar as dores sentidas.

Assim, é essencial investigar as raízes dos problemas que levaram este indivíduo à situação em que está. Na Clínica Recuperando Vidas, há uma equipe especializada em trabalhar as questões emocionais dos conviventes e orientar os familiares sobre como proceder nestes casos.

  • Ausências na sociabilidade

É comum que o usuário esteja ausente de reuniões familiares ou saídas com amigos e colegas de trabalho. Isso porque ele deseja evitar ser confrontado com perguntas sobre sua vida e comentários sobre sua aparência. Por outro lado, o seu círculo de convivência também se transforma, já que a tendência é que ele esteja cercado de outros usuários.

  • Descontrole financeiro

A falta de controle econômico é um sintoma essencial para identificar dependentes químicos. Neste momento, a maior preocupação do usuário é conseguir meios de manter seu vício. Por isso é frequente que ele acabe tendo problemas financeiros, gastando toda a sua renda, contraindo dívidas e até mesmo pedindo empréstimos repentinos e nem sempre bem justificados.

 

Se um ente querido está apresentando os sintomas descritos acima, é importante que os familiares procurem ajuda especializada o mais rápido possível.

Centros de tratamento como a Clínica Recuperando Vidas são a solução ideal para ajudar no processo de recuperação de indivíduos com dependência química, dispondo de uma equipe formada por profissionais de diferentes áreas e de um ambiente confortável para a sua desintoxicação.

Tratamentos

Blog

Informativos para auxílio da família,dependentes químicos e alcoólicos

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

A submissão química é uma enfermidade contemporânea que acarreta prejuízo as biografias e famílias.

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Iremos abordar neste texto as drogas alucinógenas, seus efeitos e deliberações

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

É praxe articular comportamentos adictivos com o excesso de substâncias como a droga e o bebida alcoólica.

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

No Brasil, de concordância com o Texto 243 do Lei da criança e do Adolescente,