Compartilhe:

Flakka Conheça os efeitos dessa droga no organismo


Flakka Conheça os efeitos dessa droga no organismo

Flakka Conheça os efeitos dessa droga no organismo

 

Uma droga relativamente nova, mas que já se mostrou uma potencial ameaça aos usuários. Esta é a flakka, estimulante criado na China e que se assemelha muito aos sais de banho. De 2015 para cá a droga se espalhou em vários locais do mundo, e conhecer seus efeitos no organismo é indispensável para demonstrar o quão sério é esse tipo de estimulante.

Por ser barata em relação a outras drogas, a flakka foi rapidamente difundida, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Causa alucinações, psicose e delírios em graus severos, levando a perda do controle do próprio estado. Conheça, abaixo, os efeitos da flakka no organismo e o porquê já é considerada uma das mais perigosas drogas no mundo.

Inúmeros problemas ao usuário

Podemos definir a flakka como uma das mais perigosas drogas ao organismo por comprometer uma série de funções, sistemas e órgãos do nosso corpo. A origem do seu nome – ‘magro’, em espanhol – diz muito sobre ela, principalmente pelos problemas encontrados em quem utiliza altas doses da droga.

Isso porque ela possui um nível de toxicidade altamente concentrado, acima de outras drogas do gênero. Assim, atua no organismo como um agente simpaticomimético, que libera os hormônios epinefrina e a norepinefrina (que também é um neurotransmissor), ambos ligados com a adrenalina.

Os problemas são somados e assim o usuário tem consequências severas como:

- Alucinações, paranoia e psicose, todas ligadas a alteração química no sistema nervoso;

- Dores no peito, taquicardia, hipertensão, hiperventilação e hipoventilação;

- Mal-estar, dormência muscular, agitações e tremores;

- Convulsões, perda de consciência e dificuldade na fala.

Há outros problemas que demonstram a potencialidade e gravidade da flakka no organismo, como por exemplo, o aumento da temperatura corporal – nos EUA há casos em que as pessoas arrancavam suas roupas acreditando que o corpo estava pegando fogo. Ainda, outros cometiam cenas anormais, como fugir de perseguidores imaginários.

Além disso, como a flakka libera altas doses de adrenalina no organismo, a pessoa fica com uma força ‘sobre-humana’, difícil de ser controlada – causando riscos a quem está próximo. Por fim, alertam os especialistas, a flakka também é considerada mais viciante que o restante das drogas comercializadas nas ruas e com um grande potencial para levar o indivíduo ao óbito.

Outras características da droga

A flakka não é apenas uma substância específica, mas um conjunto de drogas sintéticas que derivam da catinona – retirada de um arbusto encontrado principalmente na África e em partes do Oriente Médio. Seu efeito é muito próximo ao de outra droga estimulante: a anfetamina, que também causa problemas severos aos usuários.

Suas formas de consumo são variadas: injetada, ingerida ou inalada, mas o principal método é fumar a droga. Diferente de outras substâncias, a flakka produz efeitos colaterais no organismo – como os listados acima – sempre que consumida. Assim, tornou-se uma das principais preocupações de autoridades do gênero em todo o mundo.

Por fim, vale destacar: como muitos dos próprios vendedores da droga não sabem do que se trata, algumas mortes e problemas causados pela flakka podem ser associados a outras substâncias. Em caso dos problemas supracitados, é preciso levar o paciente imediatamente ao hospital para reverter o efeito da substância no organismo.

Tratamentos

Blog

Informativos para auxílio da família,dependentes químicos e alcoólicos

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

A submissão química é uma enfermidade contemporânea que acarreta prejuízo as biografias e famílias.

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Iremos abordar neste texto as drogas alucinógenas, seus efeitos e deliberações

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

É praxe articular comportamentos adictivos com o excesso de substâncias como a droga e o bebida alcoólica.

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

No Brasil, de concordância com o Texto 243 do Lei da criança e do Adolescente,