Compartilhe:

Como identificar um dependente químico?


Como identificar um dependente químico?

Desconfiar de que alguém próximo se tornou dependente químico é algo delicado e triste ao mesmo tempo. Isso porque sabemos dos malefícios que este vício traz para a vida dos usuários, destruindo sua sociabilidade e sua saúde física e mental.

Entretanto, é importante não ficar com dúvidas se esta situação é real ou não. Há alguns sinais que ajudam a identificar se o indivíduo é usuário de drogas psicoativas. Tendo certeza de seu estado, é possível agir para intervir na sua dependência e ajudá-lo a levar sua vida adiante enquanto é tempo.

Conheça agora alguns sinais que lhe ajudarão a perceber se alguém possui dependência química.

Como saber se alguém é dependente químico?

Existem diferenças entre o antes e o depois de um indivíduo tornar-se dependente químico. Se já é possível observar comportamentos diferentes do comum, isto já é um sinal de alerta.

  • Aparência

 Começando pela parte física, o usuário costuma ter perda de peso ou, em alguns casos, ganha quilos a mais repentinamente. Sua aparência também passa a ter um aspecto abatido, com olhos fundos e uma pele sem vida. A saúde bucal também é prejudicada.

  • Comportamento

Quanto ao psicológico, observa-se que o indivíduo se mostra descontrolado: deixa de fazer o seu trabalho como antes, passa a ter sérios problemas financeiros e começa a se ausentar de encontros com amigos e parentes, evitando assim que as pessoas próximas percebam sua situação.

Ademais, o seu círculo de companhias também se transforma, já que ele passa a frequentar outros lugares e a se envolver com pessoas que estão vivendo a mesma dependência.

Também há mudanças repentinas de humor, que vão da euforia (provavelmente enquanto está sob o efeito da droga) até a agressividade (muitas vezes ligada à abstinência).

Com a Clínica Recupera Vidas, é possível iniciar tratamento para a recuperação de seu ente querido. É importante destacar que a dependência química é uma doença que não tem cura, mas o indivíduo pode aprender a controlá-la.

Assim, se a partir das dicas de observação descritas acima, você confirmar a sua suspeita de que o indivíduo é, de fato, dependente químico, busque ajuda especializada o mais rápido possível.

Tratamentos

Blog

Informativos para auxílio da família,dependentes químicos e alcoólicos

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

A submissão química é uma enfermidade contemporânea que acarreta prejuízo as biografias e famílias.

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Iremos abordar neste texto as drogas alucinógenas, seus efeitos e deliberações

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

É praxe articular comportamentos adictivos com o excesso de substâncias como a droga e o bebida alcoólica.

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

No Brasil, de concordância com o Texto 243 do Lei da criança e do Adolescente,