Compartilhe:

Cafeína: Pode ser considerada uma droga?


Cafeína: Pode ser considerada uma droga?

Cafeína: Pode ser considerada uma droga?

Quem é que não gosta de um delicioso cafezinho para começar bem o dia, não é mesmo? Muito além do simples gosto, muitas pessoas simplesmente não conseguem dar andamento as atividades do seu dia caso não tenham tomado ao menos uma xícara de café.

 

Isso pode ser considerado como um vício? Afinal de contas, até onde sabemos o café não é considerado uma droga. Certo? Errado? Isso você confere nesse post. Afinal de contas, a cafeína pode ou não ser considerada como uma droga? Boa leitura!

 

Sim, a cafeína pode ser considerada como uma droga

 

Começamos o post já esclarecendo a dúvida que atormenta tantas pessoas. Sim, a cafeína pode sim ser considerada como uma espécie de droga. Isso porque além de prometer a solução para um problema que ela mesma causa, o seu uso ainda pode causar dependência e, como tudo que causa dependência, ela também é passível de abstinência.

 

No entanto, o que livra o café de ser classificado como uma droga estimulante e que causa dependência segundo a Associação Americana de Psiquiatria é o fato de que ele não oferece tanta resistência para que seu uso seja interrompido.

 

Efeitos da cafeína no organismo

 

Você com certeza já deve ter ouvido por aí algumas pessoas falando que precisam tomar ao menos uma xícara de café para conseguirem se manter acordadas, não é mesmo? No entanto, essa é uma falsa sensação que o café causa, já que o seu consumo acaba provocando fraqueza e até mesmo alterações no humor ao longo do dia.

 

Com isso, assim como citado anteriormente, ele oferece soluções ao problema que ele mesmo causou. Deixando o corpo em estado de alerta após ter provocado a sensação de fraqueza. Além disso, muitas pessoas têm o costume de ingerir ainda mais café quando estão nervosas ou estressadas com alguma situação, mas mal sabem elas que o café ajuda a piorar o sentimento de nervosismo.

 

Isso porque a cafeína é uma das grandes responsáveis pela produção de estresse em todo o corpo, isso porque ela aumenta a produção de hormônios do estresse na glândula suprarrenal a partir do momento em que entra no organismo.

 

O que acontece quando o uso do café é interrompido?

 

Se você é uma dessas pessoas que precisa de café para conseguir fazer as tarefas do dia a dia, certamente já deve ter percebido que ficar sem a bebida não é uma tarefa muito fácil. Isso porque os efeitos da bebida permanecem no corpo mesmo após três semanas da suspensão do seu consumo

 

Passado esse tempo, o que acontece é a recuperação das glândulas suprarrenais, as quais voltam a funcionar normalmente. Com isso, sensações como de depressão, ansiedade, fadiga crônica e outras também acabam melhorando, além do sono que passa a ser mais tranquilo e revigorante.

 

Ou seja, se você tem abusado do café nos últimos tempos, experimente ficar algumas semanas sem bebida e notar como o seu corpo responde a isso. Talvez seja ele que esteja impedindo você de ter uma noite tranquila de sono!

Tratamentos

Blog

Informativos para auxílio da família,dependentes químicos e alcoólicos

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

Importância da psicoterapia grupal no processo terapêutico.

A submissão química é uma enfermidade contemporânea que acarreta prejuízo as biografias e famílias.

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Drogas Perturbadoras/Alucinóginas

Iremos abordar neste texto as drogas alucinógenas, seus efeitos e deliberações

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

COMPORTAMENTOS ADICTIVOS

É praxe articular comportamentos adictivos com o excesso de substâncias como a droga e o bebida alcoólica.

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

Como Proteger-se o Alcoolismo na juventude

No Brasil, de concordância com o Texto 243 do Lei da criança e do Adolescente,