Afinal, o que leva as pessoas a se tornarem usuários de droga?

A dependência de drogas é uma doença do corpo e do cérebro. Também chamado de transtorno do uso de substâncias, o vício em drogas desencadeia comportamentos incontroláveis e torna uma pessoa incapaz de controlar o uso de medicamentos, álcool, cigarros ou substâncias ilegais.

Substâncias que causam dependência, como nicotina, álcool, medicamentos opiáceos e maconha, são consideradas drogas tanto quanto heroína, cocaína ou metanfetamina, o que faz com que o vício em drogas nem sempre seja um problema instantaneamente óbvio — muitas vezes começa pequeno.

Na verdade, a dependência de drogas às vezes começa com um simples uso recreativo, ou um experimento “único”, tentando algo novo, ou mesmo uma receita para um analgésico muito necessário após um acidente ou cirurgia.

O problema é que, para algumas pessoas — aquelas que se tornam viciadas — o uso da substância se torna uma necessidade frequente.

No artigo a seguir, separamos algumas informações para que você saiba mais sobre o vício em drogas e quais são os fatores determinantes para tornar alguém usuário de drogas.

Causas da dependência de substâncias

Como muitos outros problemas de saúde mental e física, múltiplos fatores podem contribuir para a dependência de drogas. As causas mais frequentemente observadas da dependência de drogas incluem:

• Genética

A maneira como o seu corpo e o seu cérebro reagem a um determinado medicamento é, em parte, determinado por seus traços hereditários, aqueles codificados por seus genes. Essas características podem acelerar ou retardar o desenvolvimento da doença do vício.

• Meio Ambiente

Fatores ambientais, como seu acesso a cuidados de saúde; exposição a um grupo de amigos que tolera ou encoraja o abuso de drogas; suas oportunidades educacionais; a presença de drogas em sua casa; suas crenças e atitudes; e o uso de drogas de sua família são fatores que podem contribuir para que muitas pessoas se tornem usuárias de drogas.

Por que apenas algumas pessoas se tornam dependentes de drogas?

Algumas pessoas são mais vulneráveis ao vício em drogas do que outras, assim como algumas pessoas são mais vulneráveis ao câncer ou à diabetes do que outras. Não há um fator único que controle se você se tornará viciado. No geral, porém, quanto mais fatores de risco você tiver, maior será sua chance de dependência de drogas. Por outro lado, quanto mais fatores de proteção você tem, menos risco de dependência você enfrenta.

Fatores de risco e fatores de proteção podem ser biológicos ou ambientais.

• Histórico familiar

A dependência pode ocorrer através das famílias, talvez em parte por razões genéticas, e em parte devido à influência ambiental. Se você tem um parente de sangue que é viciado, especialmente um pai ou irmão sanguíneo, você tem um risco maior de dependência de drogas.

• Problemas de saúde mental

Se você sofre de um problema de saúde mental, diagnosticado ou não, e se tomou ou não medicação para isso, você corre maior risco de dependência.

Problemas de saúde mental incluem ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, transtorno de personalidade bipolar e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), entre outros.

• Experiências traumáticas na infância

Traumas de infância, como abuso emocional, físico ou sexual, aumentam o risco de dependência de drogas.

• Uso precoce de drogas

As pessoas que começam a usar e abusar de drogas mais cedo estão em maior risco de dependência.

• Uso de drogas altamente viciantes

Drogas como cocaína, estimulantes ou opiáceos podem causar dependência mais rápido do que outras substâncias. Injetar ou fumar drogas também pode aumentar o risco de dependência.

Como vimos, não existe apenas uma coisa que torna as pessoas usuárias de drogas, mas existem diversos fatores de risco previsíveis que podem ser administrados para evitar o risco de vício em substâncias.