Como é tratamento para alcoolismo na terceira idade

Como é tratamento para alcoolismo na terceira idade?

 

Embora o alcoolismo seja um problema de saúde pública mais recorrente entre jovens de 18 e 29 anos, os idosos também sofrem com a doença.

O Ministério da Saúde alerta que a família precisa estar atenta aos sintomas e interferir no consumo dos idosos. Como é tratamento para alcoolismo na terceira idade fatores como aposentadoria, solidão, inutilidade e falta de perspectiva podem levar ao consumo exagerado.

Dentre as principais consequências do abuso do álcool, na terceira idade o metabolismo é mais lento e o fígado sofre ainda mais.

Quais são os riscos do alcoolismo Como é tratamento para alcoolismo na terceira idade , principalmente para homens?

Transtornos por uso de álcool em idosos são comuns. Com isso eles podem desenvolver quadros de depressão, irritabilidade, confusão mental.

Além disso, podem apresentar deficiências nutricionais associadas ao uso crônico de álcool, que pode levar a quadros neurológicos e demenciais; alterações para o risco cardiovascular (infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais), que já é maior com o avançar da idade e outros fatores de risco que também pioram com o alcoolismo, como diabetes e hipertensão arterial.
Há também o risco de óbito em determinadas condições, chamado de delirium; alterações hepáticas, considerando que o fígado de um idoso com história de uso crônico de álcool pode ter sua função alterada em diferentes níveis, inclusive com possível instalação de cirrose e insuficiência hepática; surgimento de alguns tipos de câncer e alterações do sistema imunológico, que já são mais comuns em tratamento para alcoolismo na terceira idades.

Com relação ao risco de quedas, pode representar um transtorno muito difícil dependendo da magnitude da lesão e capacidade de recuperação, muitas vezes levando a cirurgias ortopédicas com necessidade de colocação de próteses riscos relacionados ao período de imobilização e hospitalização

Órgãos como estômago e pâncreas também têm suas funções reduzidas. Depressão, demência, problemas cardiovasculares como pressão alta, além de cirrose e diabetes estão entre as doenças relacionadas.

A família reconhecer o problema é o primeiro passo para o sucesso de Como é tratamento para alcoolismo na terceira idade.

Interferir na compra da bebida e conversar com o idoso também são atitudes essenciais, porém, procurar ajuda de profissionais como psiquiatras e geriatras é de extrema importância para que o vício não provoque consequências desastrosas.

Somos especializados no encaminhamento e tratamento de usuários de drogas e alcoolismo. Entre em contato com a Instituição Clinica  Recuperando Vida para conversarmos mais. Entre em Contatos: (19) 3427-1643