Afinal, filhos podem herdar o vício em droga dos pais?

Considerado o mal do século, não é de hoje que se vem tentando combater o vício às drogas. Em todo o mundo, principalmente em países mais pobres, pessoas sucumbem ao consumo desenfreado de drogas naturais e sintéticas, resultando em uma série de consequências que vão além da dependência.

Entre as consequências que estas substâncias podem causar, estão a deterioração do sistema nervoso, enfraquecimento do sistema imunológico, aparência prejudicada, perda da autoestima, isolamento e o risco de contrair graves doenças. Contudo, o principal dano envolve diretamente uma segunda pessoa: O futuro filho do (a) usuário (a).

É isso mesmo. De acordo com a ciência, os filhos podem herdar sim o vício em droga dos pais. Neste artigo, explicamos como isso é possível e quais os demais danos aos quais a criança está sujeita.

 Como uma criança pode herdar o vício dos pais?

Antes de explicarmos o porquê e como um bebê é capaz de herdar o vício em drogas dos seus pais, é importante pontuar que não se trata apenas de drogas. Qualquer tipo de vício pode ser transmitido à criança, como, por exemplo, vício em álcool, jogos, compras e sexo.

Independentemente do tipo de vício dos progenitores, as causas são as mesmas. São elas a genética e o meio onde a criança vive, sendo 50% decorrentes de cada.

Imagine a seguinte situação: Uma criança é filha de dois usuários de drogas, que já eram viciados anos antes de seu nascimento. Apenas por meio deste fator, a criança já desenvolve a predisposição genética ao vício.

Os anos passam e os pais não buscam ajuda profissional para combater a dependência. Uma vez que a criança está habituada a conviver com pessoas que fazem uso de drogas desde o seu nascimento, ela será influenciada pelo seu meio de convivência, pois para ela, trata-se de algo natural e correto.

Com isso, corre-se o risco do filho também começar a utilizar estas drogas, ainda em uma idade precoce, tornando-se também um dependente químico.

O que acontece com o bebê durante a gravidez?

Acima você conferiu como uma criança pode herdar o vício em droga dos pais. Mas você sabe o que pode acontecer com o bebê enquanto ele está dentro da barriga da mãe?

Sabemos que tudo o que a futura mãe consome durante a gestação é transferido para a criança, por isso a alimentação neste período é tão importante. Neste sentido, o mesmo ocorre com as drogas.

O consumo de drogas durante a gestação causa não só riscos psicológicos, mas físicos. Mãe e filho correm risco de vida.

 As consequências do uso de drogas da mãe no bebê

Apesar de o vício em drogas do pai também ser prejudicial ao bebê, o da mãe é ainda mais perigoso, já que ela abrigará o filho durante nove meses.

Listamos, a seguir, os riscos aos quais filhos estão sujeitos quando a mulher não trata seu vício de drogas, mantendo o consumo regular:

– Predisposição ao vício;

 – A placenta deixa de distribuir boa parte dos nutrientes necessários para o bebê;

 – Dificuldade nos desenvolvimentos cerebral, podendo causar atrofiamento;

 – Deficit de atenção;

 – Transmissão de DSTs como HIV e sífilis;

 – Má formação e desenvolvimento do corpo;

 – Dependência do leite materno, uma vez que este conterá as substâncias das drogas;

 – Convulsões;

 – Baixo peso.

É fundamental que durante este período, a família da mãe busque pela ajuda de clínicas especializadas em tratamento de dependência química. Além disso, é essencial que tanto ela quanto o pai do filho recebam todo o apoio das pessoas próximas.

Tags desta página:
0 +
Visitas Mensais em nossa Clínica
0 +
Famílias Atendidas Mensais
0 +
Pacientes em Tratamento Por Ano
0 +
Abrangências em Estados brasileiros
Remoções 24 horas

Remoções 24 horas

O vício é imprevisível e começa a controlar a pessoa sem que ela perceba, ou seja, consequentemente algumas atitudes são tomadas sem que o dependente tenha conhecimento dos malefícios que estão causando e a solução mais plausível é iniciar o tratamento em um clínica de reabilitação.

Nossa equipe está em prontidão para remoção 24h por dia em qualquer região do Brasil através de ambulâncias equipadas, ou se a família preferir possuímos também carros descaracterizados para ações mais privativas e discretas.

Aceitamos Todos os Planos de Saúde

Fale com um de nossos consultores de plantão atendimento 24 horas via Whatsapp

FALE WHATSAPP
Precisa de Ajuda?
COM NOSSA EQUIPE
Precisa de Ajuda para Sua Família ou Ente Querido?
Nós podemos Ajudar!
Fale agora pelo Whatsapp